Desenvolvendo sistemas
DISCIPLINA : TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – T.I. – CASO 2
OBJETIVO: Ao final deste estudo de caso o aluno deverá ser capaz de orientar ao cliente, que o contratou como consultor, em como proceder para implantar a Gestão da Informação e do Conhecimento.
NOTA IMPORTANTE: Este estudo de caso se destina exclusivamente ao uso e discussão em classe, sendo proibida a sua utilização e/ou reprodução em qualquer outra forma. Direitos autorais reservados a ESAMC.
Revisão: 2o sem/2005
A EMPRESAS E SEU PORTFÓLIO
Atualmente muito se tem comentado sobre produtos ecologicamente corretos, produtos orgânicos, preocupação com o meio ambiente e a extração sustentada dos recursos naturais. José Antonio Dias do Nascimento tem essa preocupação há 25 anos, desde que fundou a empresa “Águas Brasilis”, fabricante de cosméticos ecologicamente corretos.
A empresa mantém uma equipe de 20 cientistas no desenvolvimento de novos produtos, investindo muito na busca de produtos que não causem efeitos paralelos aos usuários e nem danos ou desequilíbrio ao meio ambiente. Toda a documentação de desenvolvimento é arquivada em uma área da empresa própria para isso, no sistema de arquivos de ferro de quatro gavetas. Para a área industrial são empregados em torno de 250 pessoas, que antes de entrarem para o processo produtivo passam por um treinamento a fim de aprenderem a trabalhar com esses produtos, visando primordialmente o não desperdício. A área administrativa (contabilidade, contas a pagar, contas a receber, finanças, RH) é formada por 46 pessoas. Marketing, que trabalha por linha de produto, tem 28 pessoas. As linhas atuais de produtos são: cosméticos para jovens; cosméticos para meia idade, cosméticos para a melhor idade. Existe também uma linha especial de produtos para pele negra, nas três faixas de idade. Uma linha de colônias, tanto masculinas como femininas