desenhos
A criança possui a noção de conservação de quantidade discreta quando faz a correspondência termo a termo e afirma a igualdade da quantidade.
Piaget pesquisou a conservação de quantidade tanto nas grandezas de natureza discreta (como numero de volumes de uma coleção de livros ou números de indivíduos de um grupo de pessoas) quanto nas de natureza continua (como a medida de superfície de um tampo de uma mesa ou comprimento de um fio de barbante).
A conservação de quantidade é um processo que acorre de modo gradual. Isso significa que uma criança já pode conservar quantidade discretas, mas, não ainda massa ou volume, por exemplo.
A conservação de quantidade depende de uma condição mental que Piaget chama de reversibilidade, e que se refere á capacidade de fazer e desfazer mentalmente a mesma ação. A partir do momento em que uma criança nasce, já se inicia o processo continuo de sua interação como meio em que vive.
Uma das provas piagetianas sobre conservação de quantidade temos a Brincadeira de Argolas em que pintamos o numero de argolas seguindo a quantidade indicada, marca-se um X na garrafa maior, circule a garrafa mais fina, e faça um + na garrafa mais grossa. Precisam ser Lógicas: A fim de entender o que estão fazendo quando conta um conjunto de objetos, as crianças têm que obedecer muitos princípios lógicos. Uma das coisas que elas devem entender é a natureza ordinal do numero - que os números são organizados em uma ordem ascendente de magnitude, ou seja, significa mais do que apenas lembrar a ordem das palavras numéricas, significa entender que essa ordem obedece a uma regra. Enquanto o numero final (chamado numero cardinal) é o numero de objetos no conjunto. Este é o numero que relaciona esse conjunto de objetos a outros conjuntos.
1.1 Conservação
Conservação é definida por Piaget como a capacidade de perceber que apesar das variações de forma ou arranjo espacial, uma quantidade ou