desenho
Passo 1
A) Existem dois métodos para a representação de peças em projeções ortogonais:
O método europeu, também chamado de método do 1º diedro, e o método americano, também chamado de método do 3º diedro.
No método do primeiro diedro, o objeto a projetar se encontra entre o observador e o plano de projeção, ao contrario do método do terceiro diedro que o plano de projeção encontra- se entre o observador e o objeto a projetar e este é o método regulamentado pela ABNT.
No Brasil segue-se, tanto quando possível o método do 1º diedro.
B) A representação de objetos em desenhos técnicos efetua-se através de um sistema apropriado de projeções. Pretende-se que a representação gráfica de um determinado objeto seja clara, simples e convencional, de tal forma que a linguagem utilizada seja facilmente compreendida pelos técnicos que terão de utilizá-la.
O objetivo primordial do desenho deve, por isso, ser isenta de ambiguidades e proporcionar ao leitor todos os dados necessários para a fabricação. O desenho funciona como elo de ligação entre a concepção e a fabricação.
C)a projeção de uma figura sobre um plano é formada pela projeção de todos os seus pontos. A figura a ser projetada pode não ser plana, e em geral não o é, será por isso necessário, usar mais do que um plano de projeção para projetá-la conveniente e completamente.
A projeção de um circulo, de um cilindro ou de uma esfera em um plano vertical tem a mesma forma. Situações idênticas podem ocorrer com qualquer um outro conjunto de objetos. Por isso, para definir convenientemente a forma dos objetos torná-se necessário usar dois ou três planos de projeção ortogonais:
Plano de projeção vertical (PV);
Plano de projeção Horizontal (PH);
Plano de projeção lateral (PL).
Os três planos são perpendiculares entre si, e a interseção dos dois primeiros é chamada de linha de terra (LT). Chamá-se vista à projeção ortogonal paralela de um objeto em um plano de projeção.
Assim tem-se:
Vista Principal –