Desenho
UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E PESQUISA
ACADÊMICA: ISANA MAINARDES BRANGER
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/MODA
Tema: Desenho e sua técnica
Busca A
RUDEL, Jean. A técnica do desenho: O L egado “primitivo” e Antigo
MEDEIROS, João. O desenho e sua técnica. 1ª edição – 1968
ALTARRIBA, Roberto. Desenhe e pinte: volume 5.
Busca B (20/09/2011)_ http://desmat.no.sapo.pt/mit_intro.html http://www.coladaweb.com/artes/desenho http://www.abrafati.com.br/bn_conteudo.asp?cod=92 Livro: O DESENHO E SUA TÉCNICA
O desenho sempre se torna muito mais fácil quando conhecemos os materiais e o seu emprego. Os conhecimentos sobre desenho se resumem em técnica.
Antes de empreendermos a execução concreta de quaisquer idéias, havemos de recorrer ao desenho. Tudo o que nos cerca depende essencialmente de desenho, seja o objeto, o móvel, a máquina ou o edifício. O desenho é ainda a base fundamental e imprescindível da Pintura. Para podermos pintar, qualquer que seja o tema, é necessário conhecermos alguns rudimentos do desenho artístico, pelo menos o suficiente para realizarmos singelo esboço nas devidas proporções.
A pintura é a representação dos seres ou das coisas que existem realmente na Natureza, ou que são inventados pela nossa imaginação. Todo ser, todo objeto, têm dois meios de manifestar a sua existência: a forma e a cor.
Para estudarmos o desenho, devemos primeiro conhecer os diversos instrumentos que são usados para a técnica. Conhecer as figuras geométricas é de grande importância, pois com as figuras podemos ter as noções elementares de geometria, necessárias ao estudo preliminar do desenho, e assim podemos estudar as sombras.
Há duas espécies de desenho: o desenho artístico e o desenho técnico. Ambos requerem arte. A diferencia entre os dois tipos está em que: Não se usa régua ou esquadro quando se desenha artisticamente; o desenho, como arte, é executado à mão livre, unicamente. Já no desenho técnico é exigida a mais