Desenho técnico
Existem varias formas de desenho, entre elas o artístico e o técnico, no desenho artístico não há como saber o que o artista realmente quer passar aos visualizadores, já o desenho técnico, tem por obrigação de demonstrar o que ele quer representar suas formas e dimensões.
Para fazer esses desenhos existem normas para que ele seja uniformizado e compreendido em qualquer lugar. As duas formas de se representar um desenho técnico são, as vistas múltiplas e em perspectiva.
No desenho técnico existe 4 fases. Na 1° fase têm-se o conhecimento de uma necessidade do mercado e a identificação do problema de criação de um produto novo. Na 2° fase tem o desenvolvimento de conceitos. o esboço representa um papel importante para criação de um novo produto ou manutenção e modificação de um antigo produto. Na 3° fase utiliza-se os conceitos da fase anterior, analisando os prós e contras da cada possível solução. É estudada a produção, manutenção e reciclagem de componentes. Na 4° e ultima fase, pode haver a necessidade de fazer um protótipo, em escala ou em tamanho real, para efetuar testes de fabricação, durabilidade, ou para verificar a aparência do produto.
Podendo-se desenha-lo em papel ou por computador, no desenho em papel os erros cometidos são corrigidos raspando-se a folha e desenhando por cima, já no computador os erros são facilmente corrigidos como em um processador de texto, e os desenhos podem ser guardados em suporte magnético, assim não perdem a qualidade. Como vantagem, pode ser a obtenção direta da representação dos objetos em vistas múltiplas ou em qualquer perspectiva desejada.
O engenheiro que domina desenho técnico tem mais facilidade na analise de projetos em todas suas dimensões, e consegue melhor desempenho das suas funções do que um engenheiro que não possui muito domínio nessa área.