Desenho técnico 1
MÓDULO 1
OBJETIVO
Conhecer, elaborar e interpretar o desenho técnico com todos os seus componentes, reconhecer sua importância, desenvolver e analisar os recursos empregados, como perspectivas, seções e cortes, as simbologias utilizadas, determinação das cotas e escalas, e também sua normatização. ROTEIRO
GENERALIDADES DO DESENHO
• Definição, conceituação, importância e normatização do desenho técnico
• Formatos de papel, margens e legendas
• Linhas de desenho técnico
DESENHO GEOMÉTRICO PLANO
• Desenho geométrico: Perpendiculares e paralelas
• Ângulos: construção e divisão
• Polígonos: conceituação, classificação e construção.
Triângulos, quadriláteros, circunferência de círculo
• Concordâncias
DEFINIÇÃO E CONCEITUAÇÃO
O desenho técnico, ao contrário do desenho artístico, é a arte que tem por finalidade a representação gráfica de um peça ou máquina, de modo que todos os pormenores, igualmente importantes, como forma, dimensão, acabamento, escala, montagem, etc, fiquem bem esclarecidos.
Pela palavra oral ou escrita, dificilmente conseguiremos descrever com toda exatidão os pormenores de uma peça ou máquina, como a forma, dimensões, posições dos furos ou ressaltos, etc.
O desenho técnico proporciona, então, meios mais simples e racionais para se representar, através de linhas, os diferentes tipos de peças e máquinas, com todas as especificações necessárias ao seu conhecimento.
IMPORTÂNCIA DO DESENHO
A importância do desenho técnico é tanto mais acentuada, quanto maior for a industrialização de uma nação.
É por meio do desenho técnico que encontramos o caminho que nos auxiliará no planejamento da obra que criamos ou na reprodução daquilo que conhecemos e modificamos no campo da mecânica.
É ainda por meio do desenho técnico que os engenheiros e os profissionais técnicos se comunicam, para entendimento e realização de seus projetos.
VANTAGENS DA NORMALIZAÇÃO
A normalização do