Atps 1 desenho técnico
a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico. Pode-se fazer a primeira distinção através do próprio objetivo da descrição: se for destinada apenas a transmitir uma imagem, se grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto, então se pode estar perante um desenho livre de caráter artístico ou não; se a descrição for destinada a explicitar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como os aspectos relevantes, por exemplo, para a sua produção, então estar-se-á perante um desenho técnico.
A distinção entre os dois tipos de desenho – o desenho técnico e o desenho livre – pode também ser feita de um modo diferente. O desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambiguidades na forma como descreve determinado objeto; o desenho livre pode ter para diferentes indivíduos, várias interpretações e significado do mesmo objeto .
[O segundo paragrafo é mais importante]
b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
Os modos mais usados em Desenho Técnico são as representações em vistas e em perspectiva.
VISTAS MULTIPLAS
Baseia-se no conceito de projeção Ortogonal. A quantidade de informação que pode estar contida num desenho desde tipo é muito grande, desde o simples esquema até um desenho de produção completo, com anotações, notas de fabricação, notas de montagem e etc.
A apresentação de objetos em vistas múltiplas é, em geral mais fácil de executar do que a de representação em perspectiva,
PERSPECTIVA
A representação vulgarmente designada por perspectiva é usada quando se quer ter uma visão espacial, rápida de determinado objeto. O desenho assemelha-se, de fato a uma fotografia do objeto desenhado, não sendo necessária nenhuma capacidade especial para a sua interpretação. A informação que ele consegue transmitir é menor que na representação m vistas