desenho tecnico
Leitura do livro texto
2- PASSO
a) O desenho técnico, transmiti com precisão todas as características do objeto que representa; deve ser perfeitamente compreendido e ter uma mesma interpretação, por profissionais de uma mesma área em qualquer lugar do mundo, pois é um tipo de representação gráfica utilizada universalmente.
O desenho artístico tem como objetivo transmitir apenas uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto, tem como característica transmitir significados e interpretações diferentes para diferentes indivíduos.
b) Primeiro modo de representação de desenho técnico é o esboço (desenho técnico a mão livre da peça), onde, primeiro o engenheiro imagina a peça ou o objeto a ser feito, isto servirá como base para a elaboração e execução do desenho preliminar, podendo sofrer ainda modificações e alterações para a adequação. Após ser aprovado e liberado sua execução, é realizada a elaboração do desenho técnico definitivo, onde ele passa por um desenhista técnico, onde os setores competentes faz com que o desenho contenha todos os elementos necessários para a sua compreensão, existindo duas formas de compreensão.
Perspectivas, utilizando uma visão espacial, rápida, de determinado objeto se desenvolve a técnica de representação do mesmo.
Vistas múltiplas sendo a mais usada em Engenharia, por apresentar uma grande quantidade de informações contidas como, anotações, notas de fabricação, notas de montagem etc, esta representação baseia-se no conceito de projeção ortogonal.
c) O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas descritas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Existem alguns institutos de normas técnicas de outros países, todos baseados na norma ISO.
ASA = Americam Standart Association (Estados Unidos)
JIM = Japan International Norm (Japão)
DIN = Deutsche