desenho tecnico
Introdução
O mapa de riscos é uma representação gráfica de um conjunto de fatores (acidentes e doenças de trabalho) capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho. Ele é preferencialmente elaborado a partir da planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial.
Esses fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e na forma de organização do trabalho.
A elaboração do mapa de riscos compete à CIPA, de acordo com NR 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Ele deverá estar de acordo com a NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
O mapa de riscos informa e conscientiza os trabalhadores oferecendo a eles fácil visualização dos riscos existentes na empresa.
Atividade
A semana 1 é a fase introdutória do componente Desenho Técnico (DT), então você teve noções básicas sobre desenho técnico, normatizações, instrumentos e materiais necessários, escalas.
A partir desses conhecimentos, observe as figuras 1 e 2, referentes a dois mapas de riscos. Depois, responda às perguntas seguintes e envie suas respostas ao tutor. Bom trabalho!
1. Na sua opinião, qual dos mapas abaixo está em conformidade com as normas de desenho técnico? Justifique sua resposta.
Resposta:
2. Para você, futuro técnico em segurança do trabalho, qual mapa colaborará com a conscientização dos funcionários? Justifique sua resposta.
Resposta:
3. Compare o mapa 1 com o mapa 2 e liste quatro diferenças entre eles, principalmente em relação ao desenho das plantas (traçado, delimitação dos espaços, legendas etc.).
Resposta:
Dica: a intensidade dos riscos é identificada por círculos grandes (risco alto), médios (risco médio) e pequenos (risco baixo); e cada tipo de risco (biológico, ergonômico, físico, mecânico e químico) é marcado com uma cor diferente.
Mapa 1
Fonte: .