DESENHO TECNICO
INTRODUÇÃO
O Desenho Técnico é a forma de representacão gráfica e geométrica de um objeto. É utilizada por engenheiros e técnicos para expressar suas idéias e transmitir a forma e dimensões de seus projetos (peças, máquinas, estruturas, etc).
O Desenho Técnico usa uma linguagem simbólica e normalizada internacionalmente. No Brasil, o órgão encarregado de definir e zelar pelas normalizações é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que por sua vez, tem como base a ISO (International Standard Organization) e a DIN (Deutsche International Normen).
É necessário que todo estudante da área tecnológica desenvolva a capacidade de interpretar as linhas, símbolos e convenções do Desenho Técnico, desenhando e estudando sua linguagem.
DIVISÃO DO DESENHO TÉCNICO
Quanto ao aspecto geométrico:
Desenho Projetivo: Desenho resultante das projeções do objeto sobre um ou mais planos. Constitui-se de vistas ortográficas e ou perspectivas.
Desenho não projetivo: Desenho não subordinado às regras das projeções ortográficas, tais como, fluxogramas, ábacos, gráficos, etc.
Quanto ao grau de elaboração:
Esboço ou croqui: Representação gráfica inicial elaborada geralmente a lápis, à mão livre e algumas vezes, sem escala, usando papel sulfite, manteiga ou milimetrado. É um suporte gráfico do raciocínio de um projeto ou de um levantamento de medidas e dados de um objeto. Facilita a escolha das vistas e cortes e o planejamento geral do desenho definitivo.
Desenho preliminar ou anteprojeto: Desenho melhorado do croqui, realizado com instrumentos ou a mão livre, em escala, mas ainda sujeito a alterações.
Desenho definitivo ou projeto: Desenho integrante da solução final do projeto, contendo os elementos necessários a sua compreensão, de modo a poder servir á execução.
Quanto ao detalhamento:
Desenho de detalhe: É o desenho de parte de uma peça ou conjunto, necessário para completar informações do desenho definitivo. Geralmente são