Desenho tecnico
R: A distinção entre os dois tipos de desenho; O desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambiguidades na forma como descreve determinado objeto; o desenho livre pode ter, para diferentes indivíduos, varias interpretações e significados do mesmo objeto.
b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
R: Os modos mais usados em Desenho Técnico são as representações em vistas e em perspectiva.
Estas duas formas de representação, sendo ambas de extrema importância na descrição de um objeto, contém particularidades que as recomendam em situações diferentes, consoantes a mensagem a transmitir e o leitor que se destinam.
Todo o processo de representação no âmbito do desenho técnico fundamenta-se em projeções.
c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho “falem a mesma língua”. Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.
R: Para uniformizar o desenho, existem as normas de desenho técnico que são um conjunto de regras ou recomendações a seguir quando da execução ou da leitura de um desenho técnico.
Existem vários organismos, nacionais e internacionais, que produzem normas. No nível europeu, as normas de maior aceitação e aplicação, são as euro-normas (EN), semelhantes em geral, as normas ISO ( International Organization For Standardization. No continente americano, as normas ANSI ( american national standards institute).são as normas de aplicação quase exclusiva. No nível de cada país ,existem também organismo ligado a normalização. Como em Portugal o IPQ (instituto