Desenho tecnico
PASSO1
a) A cotagem requer a aprendizagem de um conjunto de regras e princípios, os quais, permitem uma fácil e correta interpretação da peça, sendo imprescindível para definição, fabricação e controle. Quais são os elementos de uma cotagem?
Os elementos da cotagem são:
Cotas: São números que indicam as dimensões lineares ou angulares do elemento. A unidade das contas lineares é o milímetro, usada nos países que adotaram o Sistema Internacional (SI) de unidades. A unidade das contas angulares é o grau (°).
Linhas de chamada: São linhas a traço continuo fino, normalmente perpendiculares à linha de cota, que a ultrapassam ligeiramente, e que tem origem no elemento a cotar.
Linhas de cota: São linhas retas ou arcos, normalmente com setas nas extremidades, a traço contínuos fino, paralelas ao contorno do elemento cuja dimensão difine.
Setas: as setas como são normalmente chamadas, não são mais do que as terminações da linha de cota. De acordo com a norma ISSO 129:1985 podem ser dos tipos indicados na figura abaixo:
Terminações da linha de conta.
Devem ser usadas preferencialmente setas cheias (primeiro caso).
Em situações que o espaço disponível não seja suficiente para colocação das setas ou traços usam-se (pontos ultimo caso).
Símbolos: Em cotagem, existe um conjunto de símbolos, denominados símbolos complementares de cotagem, que permitem identificar diretamente a forma de alguns elementos, melhorando a interpretação do desenho.
b) Qual a regra a ser seguida quanto à orientação da cotas?
As regras gerais relacionadas com a inscrições das cotas nos desenhos são as seguintes:
1) As contas indicadas nos desenhos são sempre as cotas reais do objeto, independentemente da escala usada no desenho.
2) Cor dos caracteres. Tal como para a representação em geral, os elementos da cotagem devem ser apresentados em preto.
3) Dimensão dos caracteres. As cotas devem ser apresentadas em caracteres de dimensão adequada à sua