desenho tecnico mecanico
Feira de Santana-BA
2014
Tolerâncias
Tolerancia é a variação entre a dimensão máxima e a dimensão mínima. para obter tal diferença e preciso calcular a diferença entre uma e outra dimensão.
Tolerâncias dimensionais
De maneira genérica pode-se dizer que as peças obtidas por qualquer processo de fabricação não apresentam rigorosamente as dimensões especificadas em projeto e indicadas nos desenhos de fabricação. Esta diferença entre as dimensões é resultante de imprecisões nos processos de fabricação, nas máquinas usadas, por consumo das ferramentas durante um processo de usinagem, entre outros motivos. Na figura abaixo se indica por D uma dimensão para a peça a ser construída, denominada dimensão nominal obtida no projeto da peça e indicada em seu desenho de fabricação. Entretanto a peça é fabricada com uma dimensão De, denominada dimensão efetiva Para que a peça seja considerada adequada, esta dimensão deverá estar na faixa limitada por S e I, que serão impostos de acordo com as exigências de funcionamento da peça a ser fabricada. Os valores S e i constituem as dimensões limites, respectivamente máxima e mínima. A diferença entre S e I, indicada no desenho por t é denominada campo de tolerância ou simplesmente tolerância.
Afastamentos
Os afastamentos são desvios aceitáveis das dimensões nominais, para mais ou menos, que permitem a execução da peça sem prejuízo para seu funcionamento e intercambiabilidade. Eles podem ser indicados no desenho técnico como mostra a ilustração a seguir:
Neste desenho, a dimensão nominal do diâmetro do pino é 20 mm. Os Afastamentos são: 0,28mm
(vinte e oito centésimos de milímetro) e + 0,18 mm (dezoito centésimos de milímetro). O sinal+
(mais) indica que os afastamentos São positivos, isto é, que as variações da dimensão nominal são para valores Maiores. O afastamento de maior valor (0,28 mm, no exemplo) é chamado de Afastamento superior; o de