DESENHO GEOM TRICO DESCRITIVO Copy
EXERCÍCIOS:
4.b) Em primeiro lugar, constroem-se os planos α e β, de acordo com os dados (conforme forma a fig. A seguir)
Depois, intersecta-se os dois planos com um PLANO AUXILIAR π, podendo ser de topo ou vertical. Já sabem que eu gosto do de topo! O PLANO AUXILIAR π intersecta o plano de rampa α, formando a recta a oblíqua.
Igualmente, o PLANO AUXILIAR π intersecta o plano de nível. Sabemos que a intersecção de um plano de topo com um de nível forma uma recta de topo (a recta b).
A recta a1 e a recta b1 não se intersectam dentro dos limites de desenho. Então prolongamos ambas. A intersecção da recta a com a recta b forma O PONTO I. Na verdade, a recta a é oblíqua e a recta b é de topo: a recta resultante é de frente. Portanto, a recta i é de frente. Acabou!
4c)
Constrói-se um PLANO AUXILIAR π. Já sabemos: PLANO AUXILIAR π intersecta o Plano de rampa formando uma recta oblíqua, designada por a.
O PLANO AUXILIAR π intersecta também o plano de nível, formando uma recta b de topo. A projecção frontal do plano de nível, não está no primeiro quadrante, pelo que prolongamos fπ.
Prolongando b1 e a1, obteremos o ponto I de interseção. Já sabemos que a recta i será de frente, porque resulta da interseção de uma recta oblíqua com uma de topo. Acabou!
5.
Plano auxiliar π forma a recta a oblíqua…
…E forma a recta b também oblíqua (prolonga-se hπ)
A recta a com b, forma o ponto I ,que por sua vez, formará a recta i. Acabou!