Desenho 1
Muro de arrimo ou de sustentação é um muro que é construído em um terreno a fim de fazer o aterramento dele para nivelá-lo e assim permitir a construção de uma casa. Esta é provavelmente a primeira etapa de execução da obra, ou seja, preparar o terreno para o início da construção.
Taludes:
Talude é um plano de terreno inclinado que limita um aterro e tem como função garantir a estabilidade do aterro. Pode ser resultado de uma escavação ou de origem natural.
Curva de nível:
Uma curva de nível caracteriza-se como uma linha imaginária que une todos os pontos de igual altitude de uma região representada. É chamada de "curva", pois normalmente a linha que resulta do estudo das altitudes de um terreno são em geral manifestadas por curvas.
Vigas baldrames: Baldrames são as vigas que ficam normalmente um pouco abaixo do nível do solo. Nos baldrames, amarram entre si o topo das estacas ou brocas com as armações de ancoragem e as bases dos pilares.
Bloco: Massa volumosa e compacta de uma substância pesada.
Cortinas:
Muro de pequenas dimensões, de alvenaria, muito utilizado em guardas de escada e varandas.
Estaca:
Designação atribuída a alguns dos elementos utilizados nas fundações indiretas, podem ser de madeira, ou betão, moldado ou cravado no terreno.
Sapata:
Tipo de fundação direta de uma construção, constituída por um maciço de alvenaria ou betão armado.
Soleira:
Peça de cantaria sobre a qual se assentam as ombreiras de uma porta; piso na porta de entrada de um edifício.
Tabeira:
Termo usado no Brasil para designar uma estrutura de madeira utilizada para demarcar o posicionamento dos pilares, vigas e elementos de fundação de um edifício. Também conhecido por gabarito. Friso de transição entre as paredes e os pavimentos de um compartimento. Rodapé.
Peitoril:
Termo que define uma pedra emoldurada, situada em base de vão de janela; o mesmo que parapeito.
Rodapé:
Tipo de friso de ligação entre as paredes e os