desenergização
A desenergização é uma medida de proteção coletiva de acordo co a NR10, que permite controlar o risco elétrico e é diferente de desligamento que é quando há risco de reenergização por qualquer meio ou razão.
A desenergização e um processo que garante que a intalação não será reenergizada por qualquer motivo o que apresenta muito mais segurança e evita a energização acidental.
São consideradas instalaçãoes desenergização mediante aos seguintes processos: Seccionamento: Promove a descontinuidade total de um circuito elétrico através do acionamento de dispositivos aproriados( chaves secconadoras, disjuntores, interruptores), podendo ser manualmente ou automaticamente.
Impedimento de reenergização: Esse processo consiste em condições que impeçam a reenergização do circuito que garante o controle do seccionamento. São travamentos mecânicos no sistema, por meio de fechaduras , cadeados, e outros dispositivos que impeçam a energização por qualquer motivo.
Constatação de ausência de tensão: É um dos processos mais importantes e é feito no ambiente de trabalho usando instrumentos de medição de painéis ou detectores de tensão adequados.
Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores do circuito: Depois da constatação de ausência de tensão, os condutores deverão ser ligados a haste terra do conjunto de aterramento. Isso reduz os riscos relacionados a energização do sistema durante trabalhos, por razão da natureza, e outros fatores o que garante a equipotencialização dos condutores com a terra.
Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada: A zona controlada é a área em torno da parte desenergizada onde apenas profissionais autorizadas. A proteção deve ser feita com barreiras, obstáculos, cones, etc. Ela serve para isolar áreas, quadros de distribuição com acesso apenas para pessoas autorizadas. Instalação da sinalização de impedimento de reenergização: Esse processo