Desemprego
Curso de Serviço Social
Danielen Moraes Guedes
Iara Nunes
Gislaine Braz
O DESEMPREGO
Bauru – 2011
Centro Universitário de Bauru
Curso de Serviço Social
Danielen – RA:
Iara – RA:
Gislaine Braz – RA:
O DESEMPREGO
Trabalho apresentado na disciplina de da Profª LILIA.
Bauru – 2011
Introdução
O presente trabalho aborda a questão do desemprego. Apresenta, primeiramente, o conceito de emprego e desemprego, os tipos de desempregos e, a seguir, algumas das causas, consequências e possíveis soluções para o mesmo. Mostra ainda algumas dificuldades encontradas para a elaboração e implementação de políticas visando à minimização do problema do desemprego; dentre elas, a questão política, a questão metodológica de contabilização do desemprego, a ideologia neoliberal prevalecente na atualidade, bem como a incompetência e o descaso dos setores, tanto público quanto privado, em relação ao desemprego.
Conceitos de Emprego e Desemprego:
Emprego é a função e a condição das pessoas que trabalham em caráter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade econômica. Por desemprego se entende a condição ou situação das pessoas incluídas na faixa das "idades ativas" (em geral entre 14 e 65 anos), que estejam, por determinado prazo, sem realizar trabalho em qualquer tipo de atividade econômica.
Tipos de Desemprego
a) O Desemprego Estrutural ou Tecnológico
Aquele em que a vaga do trabalhador foi substituída por máquinas ou processos produtivos mais modernos, não se resolve apenas pelo crescimento econômico. Aquele trabalho executado por dezenas de trabalhadores agora só necessita de um operador, ou melhor, dezenas de empregos transformaram-se em apenas um. É claro que se a economia estiver aquecida será mais fácil para estes trabalhadores encontrarem outros postos de trabalho.
É comum associar o desemprego estrutural ao setor industrial. Este setor deixa mais evidente a perda de postos de trabalho para