desemprego
uvb
Aula 09 - Emprego e Desemprego
Nesta aula, abordaremos o problema do desemprego, cuja gravidade inspirou a obra de Keynes. Novas causas e tipos de desemprego tem preocupado a nossa época, no mundo e no Brasil. Mesmo sem uma crise grave, como a de 1929, é um tema de grande atualidade..
1. Introdução
Como sabemos, os problemas referentes ao desemprego não foram exclusivos da época de Keynes, nem dos países desenvolvidos. O Brasil debate-se com tais problemas há mais de uma década. Se, no mundo, não houve desde 1930 uma situação calamitosa como a que afetou o mundo capitalista naquele período, nem por isso o problema deixou de se manifestar em escala mais ou menos importante em diversos países e atrair a preocupação dos economistas, dos governantes e de toda a sociedade. Vamos estudar primeiramente os aspectos técnicos relacionados ao conceito e ao cálculo do desemprego, para em seguida discutir suas possíveis causas.
Observe atentamente a definição, pois ela condiciona toda a metodologia de construção dos índices de emprego e desemprego. Ela também está na raiz dos debates sobre metodologias distintas de apuração desses indicadores. Faculdade On-Line UVB
Macroeconomia
Define-se desemprego como a situação das pessoas que podem e querem trabalhar, mas não conseguem encontrar um emprego.
Aula 09 - Emprego e Desemprego
2. Conceito
130
Anotações do Aluno
uvb
3. Construindo um Índice de Desemprego
a) População em Idade Ativa (PIA) e População Economicamente Ativa
(PEA)
Começamos identificando as parcelas da população total de um país que não se encontram no mercado de trabalho. Basicamente, são as crianças, os adolescentes e os idosos que ultrapassaram o limite legal para aposentadoria.
A população restante é considerada em idade de trabalhar e forma a PIA.
No Brasil, a idade legal de ingresso no mercado de trabalho foi elevada de
14 para 16 anos há alguns anos. Essa mudança