desemprego vs emprego
O desemprego tem estado, assim, a recuar de forma contínua em Portugal, ainda que de forma moderada (era de 15% em janeiro), mas o país continua a apresentar a quinta taxa mais elevada da União, apenas atrás de Grécia (27,2%, valor de maio), Espanha (24,5%), Croácia (16,2%) e Chipre (14,9%).
Também a nível de desemprego jovem, Portugal conheceu entre junho e julho deste ano um novo recuo de quase um ponto percentual, baixando de 36,4% para 35,5%, sendo a queda ainda mais marcante em termos homólogos, pois em julho do ano passado o desemprego atingia 37,6% dos jovens portugueses até aos 25 anos.
Portugal continua a registar, no entanto, a quinta taxa de desemprego mais elevada entre os jovens, atrás de Espanha (53,8%), Grécia (53,1%, dados de maio), Itália (42,9%) e Croácia (41,5%, no segundo trimestre), tendo a média na UE e na zona euro sido em julho de 21,7% e 23,2%, respetivamente.”
Desemprego em Portugal recua para 14%
“É a maior descida na União Europeia. Mas o país continua a apresentar a quinta taxa mais elevada, apenas atrás da Grécia, Espanha, da Croácia e de Chipre.
Sexta feira, 29 de agosto de 2014
O desemprego tem estado a recuar de forma contínua.
A taxa de desemprego em Portugal recuou para 14% em julho, menos uma décima do que em junho e menos 2,3 pontos do que um ano antes, sendo a maior queda homóloga na União Europeia (UE), revela hoje o Eurostat.
De acordo com os dados hoje avançados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, na zona euro, assim como no conjunto da UE, a taxa de desemprego manteve-se estável em julho (face a junho), nos 11,5% e 10,2%, respetivamente.
Ainda na quinta-feira, o Governo fixou a taxa de desemprego deste ano nos 14,2%, fazendo cair a pique as previsões iniciais, expressas na primeira versão do OE, que admitiam que a taxa chegasse aos 17,7% em 2014.
Comparando com o mesmo período do ano anterior, Portugal regista, a queda mais acentuada, de 2,3 pontos, a