Desdobramento territorial das políticas públicas habitacionais do governo lula no município de londrina – pr
Projeto de pesquisa:
Desdobramento territorial das políticas públicas habitacionais do governo Lula no município de Londrina – PR
Alunos: Antonio Martinez Prado
Londrina - 2011
Índice
1. Título 3
2. Introdução 3
3. Justificativa 4
4. Referencial teórico 5
5. Objetivo geral 8
6. Objetivos específicos 8
7. Procedimentos metodológicos 9
8. Cronograma 10
9. Bibliografia 10
1. Título
Desdobramento territorial das políticas públicas habitacionais do governo Lula no município de Londrina – PR.
2. Introdução
Para falar das políticas públicas voltadas para a habitação, precisamos entender o porquê elas são necessárias. Houve no Brasil durante o século XX um aumento considerável da população urbana, isso ocorreu em grande parte devido à inserção do capital no campo com a produção mecanizada e este foi um dos motivos que levou a expropriação do camponês de sua terra, e que na maioria das vezes o direcionava para os grandes centros.
“Apesar de o país apresentar importantes cidades durante os séculos XVIII e XIX, a sociedade brasileira se urbanizou praticamente no século XX. O Brasil começou o século com 10% da população nas cidades e terminou com 81%. E embora o processo de urbanização tenha ocorrido durante o regime republicano o peso das heranças colonial e escravista é notável, também na formação das cidades” (MARICATO, 2006 p. 211).
Conforme Maricato o processo de urbanização no Brasil se deu no século XX, herdando traços coloniais e escravistas, este fato é notório quando olhamos para as diferenças sociais ao nosso redor, o déficit habitacional do país que é de 5,5 milhões de habitações, conforme o Ministério das Cidades (2006) é outro fator indicativo dos traços coloniais do brasileiro.