Desdobramento historico das politicas sociais no Brasil
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A pertinência deste trabalho consiste em compreender o desenvolvimento histórico das políticas sociais do Brasil entre os anos de 1960 a 1980, com ênfase para seus desdobramentos, aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão. Como objetivo, este estudo busca identificar as características das políticas sociais brasileiras no referido período de 1960 a 1980 e as posturas do serviço social frente às políticas sociais naquele período.
O surgimento da política social foi acontecendo de forma gradual e diferente entre os diversos países; tendo sua origem no capitalismo, por meio das mobilizações das classes operárias advindas das revoluções industriais no século XIX, onde se destina prioritariamente, à classe trabalhadora na luta pelos seus direitos. O Estado capitalista é desigual em sua estrutura e não permitiu igualdade de oportunidades e divisão de riquezas de maneira igualitária, por esse motivo, criou as políticas sociais para atender a uma camada da população que não participa do processo produtivo.
Políticas Sociais são políticas que compõem o Sistema de Proteção Social brasileiro: educação, saúde, trabalho, assistência social, previdência social, justiça, agricultura, saneamento, habitação popular e meio ambiente. Desenvolver políticas sociais no Brasil é obrigação e competência de todos os entes da federação: União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O planejamento e a execução dessas atividades são estruturados de forma setorial, ou seja, dividi-se a prestação do serviço público por áreas de atuação, tais como: saúde, educação e assistência social.
O serviço social, como profissão prático-interventiva, tem um importante papel no processo de construção da democracia no Brasil. A