desenvolvimento histórico do Brasil entre os anos de 1960 a 1980, com ênfase para os desdobramentos das políticas sociais,
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento histórico do Brasil entre os anos de 1960 a 1980, com destaque para os desdobramentos das políticas sociais, aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão.
No Brasil as mudanças primeiras‑mundistas sempre tiveram repercussões, malgrado aqui não se ter vivenciado anos gloriosos do ponto de vista econômico e social. Mas, como diz Sader (2010), a história mostra que, desde 1930, o país sofreu grandes transformações que mudaram de forma marcante a sua fisionomia econômica, política, social e cultural. Só que, contraditoriamente, essas transformações se realizaram combinando rupturas e continuidades e, portanto, preservando ranços conservadores e, agora, transformistas no sentido gramsciano num contexto afinado com os apelos modernizantes do capital internacionalizado.
2 DESENVOLVIMENTO
A década de 1960 foi marcadas por acentuadas restrições externas ao desenvolvimento econômico e social brasileiro pelo acirramento da guerra fria, o país encontra-se atualmente em condições muito mais favoráveis para empreender um processo de crescimento sustentado e com maior equidade na apropriação da renda e da riqueza.
Entre um fato e outro, o Brasil mergulhou na ditadura militar. Ainda há o país de Jango, com o Tropicalismo e a luta estudantil, e o da guerrilha e da tortura. É nesse clima turbulento das décadas de 1960 e 1970 que começa a surgir o desejo de redemocratização.
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39).
Assim, se antes de 1930 o Brasil era um país rural,