Descrição e Comparação das Topicas de Sigmund Freud
Freud divide a organização psiquica em sistemas ou instancias psquicas que cada uma delas têm as suas funções especificas que estão interligadas entre si, ocupando um lugar na mente.
O aparelho psiquico é composto por três sistemas: o inconsciente (ICS)- foi definido por Freud a sua primeira teoria do aparelho psiquico que são formados por conteudos recalcados aos quais foi recusado o acesso ao sistema pré-consciente-consciente pela ação do recalque originário e recalque a posterior, onde desde o inicio o sujeito modifica a posterioridade aos acontecimentos passados e que essa modificação lhes confere um sentido e mesmo uma eficácia ou um poder patogênico.
São reprimidas as pulsões de forma de repressão primária ou secundária e é designado o inconsciente a parte mais sem funcionalidade no aparelho psiquico.
Uma representação importante nos sistema inconsciente de reflexão é que contém as representações da coisa, que além das pulsões do ID, tem tambem funções do ego e do superego.
A segunda função é o pré-consciente (PCS) que no ponto de vista metapsicológico, o sistema pré-consciente reage pelo processo secundário, onde esta separado do inconsciente pela censura, que não permite que os conteúdos e os processos inconsciente passem para o pré- consciente sem sofrerem transformações. Foi registrado por Freud, 1915, que o pré-consciente tem a funcionalidade de um pequeno arquivo de registros. É relacionado com o consciente onde sujere no “projeto” onde é visualizado de “barreira de contato”.
A terceira Função é o consciente (CS) que Freud denominava como o ultimo sistema de percepção e que tem a função de receber informações das excitações do exterior e do interior que são registrados como o prazer e desprazer.
A Libido Para Freud os humanos nascem “polimorficamente perversos” no sentido em que tudo pode se tornar prazer , sem o encontro dos genitais. Ocorreria em