direito empresarial
Ângela Boing1
Maria Boenno da Silva2
Resumo: O presente trabalho aborda a questão da atuação do pedagogo nos ambientes não-escolares, considerando que este campo da educação ainda não foi suficientemente explorado. Dessa forma, para melhor elucidar o assunto, primeiramente será discutida a diferenciação entre educação escolar e educação não-escolar ou não-formal. Após, num segundo momento do trabalho será mostrado que com os processos de mudanças sociais, culturais, econômicos e políticos da era globalizada, o pedagogo ampliou seus espaços no exercício profissional dentro do mundo empresarial. Na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas, a educação nas empresas procura diagnosticar as necessidades de capacitação, aliando sempre às estratégias que permitam melhor produtividade e resultados satisfatórios. Ainda como forma de mostrar novos campos de atuação, estaremos apresentando a educação social e suas medidas de aplicação sócio-educativas.
Palavras-chave: Educação – Pedagogia – Empresa – Educação Social.
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a atuação do pedagogo em espaços não-escolares, entendendo seu papel, competências e a importância de seu trabalho fora do âmbito escolar.
A educação é um fenômeno social e como tal só pode ser compreendida dentro do funcionamento geral da sociedade da qual faz parte. Isto reforça que as práticas educativas não se dão de forma isolada das relações sociais e culturais que caracterizam a estrutura de uma sociedade.
Sabendo que a pedagogia não é a única área que tem a educação como objeto de estudo e que outras ciências sociais tratam de se ocupar com a investigação das questões educativas, que optamos em adotar a categoria educação, destrinchando sua vertente no meio empresarial e no meio social, abordando consequentemente discussões sobre a pedagogia empresarial e social.
Contudo, para elucidar o assunto decidimos