Descrição sobre a linguagem XML
O XML do inglês EXtensible Markup Language é uma linguagem de marcação que consegue armazenar Todo tipo de dados, por utilizar caracteres Unicode, pode armazenar qualquer tipo de carácter ou simbolo podendo assim fazer a representação de informações em qualquer idioma.
Esse padrão é reconhecido pelo W3C (Word Wide Web Consortium), que é o grupo responsável pelo definição de diversos padrões existentes na Internet.
Além de identificar os tipos de dados que possui, o padrão XML permite organizar estes dados da forma mais interessante possível, seja para análise computacional ou para emissão de relatórios, sua formatação não interfere na estrutura dos fatos.
O XML representa uma grande versatilidade, que vai de sistema operacional até a linguagem de programação, sendo cada vez mais utilizado na internet e em produtos comerciais.
Agora que sabemos que o XML é uma linguagem de marcação para armazenar dados, é preciso explicar o que são marcações.
Marcações são informações adicionadas ao documento com as quais podemos entender o seu significado a partir da forma como a informação relaciona-se com os dados, para explicar melhor vamos fazer uma analogia com o html.
No HTML as tags represemtam o inicio eu fim do corpo de um documento em html, assim como as tags represemtam o inico e o fim de uma tabela. Essas marcas nos fornecem meios de identificar o início e o fim das estruturas.
Vejamos agora algumas regras de construção de um documento XML:
Sintaxe
Descritivo
< abre uma tag >
Os sinais < > Iniciam uma tag que podem ainda além de seu nome identificador terem seus atributos.
Os sinais Fecham a tag com o mesmo identificdor.
< nome da tag + atributo=”valor”>
Iniciando uma tag com atributo, o valor dos atributos deve vir entre aspas simples ou duplas.
Um documento XML é composto por um ou mais elementos.
Elementos são formados por duas tags, uma indicando o início, e outra indicando o fim.
As tags que