Descrição dos processos de extrusão (tipos e características)
(TIPOS E CARACTERÍSTICAS)
PROCESSO DE EXTRUSÃO SOPRO
Processo na qual o parison (material semi fundido) é formado pela extrusora, quente e maleável, para em seguida ser soprado. A superfície do molde estando resfriada auxilia no formato desejado do produto plástico.
PROCESSO DE CO-EXTRUSÃO
Indicado para extrusão simultânea de duas ou mais resinas compatíveis.
È necessário canhões (extrusoras) múltiplas e cabeçote especial.
As camadas podem ser ligadas ou desligadas, permitindo secções diferentes na mesma peça.
Pode trabalhar tanto no processo contínuo como por acumulação.
EXTRUSÃO DE FILME
A extrusão de filmes se divide em duas formas para produção de diferentes produtos:
Plana: Proporciona maior velocidade de produção e de controle de espessura, o que é uma vantagem na produção de filmes mais finos. É muito utilizada na produção de filmes para laminação ou revestimento de substratos, na produção de embalagens flexíveis.
Ocorre pela extrusão do plástico fundido, em uma matriz plana de largura e espessura com as dimensões desejadas. O resfriamento do produto se dá por bobinas (calandras), como na figura a seguir.
Tubular: A extrusão filme consiste na produção de materiais extrudados uniformimentes com espessura menor que 0,25mm. também chamado de balão, é muito frequente e como vantagem possui a facilidade de biorientação. Consequentemente, o filme possui excelentes propriedades físicas e mecânicas no sentido transversal. A alimentação da matriz tubular possui um anel de saída com abertura estreita.O balão é expandido por um ar soprado pelo torpedo. O resfriamento se dá pelo controle dos jatos de ar dos anéis de resfriamento. Em seguida as paredes do balão se unem através de rolos pressurizados e tracionados.
Os filmes produzidos são estirados longitudinalmente e transversalmente. Nesse processo, produz-se produtos semi-rígidos, flexíveis, rígidos.
EXTRUSÃO DE TUBOS E PERFIS
Possui a flange de