Descrição de cargos
Conceituação
As necessidades de recursos humanos das organizações são definidas a partir do desenvolvimento aprimorado da análise de cargos. Daí derivam a descrição e a especificação de cargos, que fornecem o alicerce para a avaliação de cargos, da qual resulta a fixação dos salários e a política salarial da empresa.
- Análise de cargo: é o estudo que se faz para obter informações sobre as tarefas ou atribuições de um cargo.
- Descrição de cargo: é a exposição ordenada das tarefas ou atribuições de um cargo. Ela procura descrever o que o ocupante do cargo faz, como faz e por que faz.
- Especificação de cargo: consiste na identificação dos requisitos necessários para o desempenho das tarefas ou atribuições de um cargo. Ela abrange as aptidões, os conhecimentos, as habilidades e as responsabilidades que o ocupante do cargo deve possuir, bem como as condições de trabalho e riscos que o envolvem.
Funções de Análise e Descrição de Cargos
A análise e descrição de cargos pode ser concebida como o ponto de partida para o tratamento da maioria dos problemas no campo dos Recursos Humanos. Dentre suas funções estão: a. A determinação do perfil do ocupante para definir os procedimentos para a seleção de pessoas; b. O fornecimento dos dados necessários para o levantamento de necessidades e seleção dos conteúdos dos programas de treinamento de pessoal; c. O fornecimento de dados para subsidiar os programas de higiene e segurança no trabalho; d. O fornecimento de informações sobre o supervisor e o empregado acerca dos padrões de desempenho no trabalho; e. O fornecimento de subsídios para a avaliação de cargos e determinação das faixas salariais; f. A determinação das linhas de autoridade e responsabilidade na organização; g. O fornecimento de subsídios para a implantação de sistemas de avaliação de mérito.
O Processo de Análise e Descrição de Cargos
O processo de análise e descrição de cargos assemelha-se