Descrição de cargo
Nome do Polo/unidade: Fac Sumaré
Nome do Curso: Gestão de Pessoas
Nome da Disciplina
Desenvolvimento Organizacional
Nome do Aluno
Gean Aparecido Tomazin Esquarize
Número do RA
2220416181
Índice:
Evolução da área de Recursos Humanos no Brasil
Apresentação das propostas de metodologias para implantação de uma política de gestão voltada para as pessoas.
Introdução
Desenvolvimento:
Neste trabalho foi abordados a Evolução da área de Recursos Humanos desde a década de 30 ate 90, e a Politica de Gestão de Pessoas e seus processos.
Bibliografia
CHIAVENATO, Gestão de Pessoas
MALIK, A.M. Gestão de Recursos Humanos
Pesquisa na Internet
Evolução da área de Recursos Humanos no Brasil
A evolução da área de Recursos Humanos iniciou-se com a Revolução Industrial, com o processo de profissionalização do mundo corporativo, surgindo áreas como: Planejamento, Comunicação e Recursos Humanos.
As organizações começaram a pensar em áreas que poderiam ajudar na evolução dos negócios, estratégias, comunicação interna em prol dos funcionários e principalmente uma área especifica em administrar as carreiras, cargos, salários, benefícios, processos de seleção, etc.
Década de 30
O Recursos Humanos era constituído pelos donos das empresas, utilizavam-se da máxima “manda quem pode, obedece quen tem prejuízo”.
Década de 40
O Recursos Humanos era constituído por advogados, especialistas em entender as leis para não cumpri-las.
Década de 50
O Recursos Humanos era constituído por engenheiros, fase de industrialização do Pais onde o RH se resume a estudos de tempo e movimento, para as empresas os Recursos Humanos não são pessoas, mais sim processos.
Década de 60
Era considerada época perdida, devido a filosofia Paz e Amor dos hippies transformou-se no Brasil em Paz dos sindicatos e amor da política. As empresas descobrem o trabalho em equipe.
Década de 70
O Recursos Humanos