Descrição das definiçoes de globalização
A Globalização é um fenômeno gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado; ela é vista por alguns cientistas políticos como o movimento sob o qual se constrói o processo de ampliação da hegemonia econômica, política e cultural sobre as demais nações. É a reinvenção do processo expansionista americano no período pós guerra-fria, esta reinvenção esta ligada à imposição dos modelos políticos (democracia), ideológico (liberalismo, hedonismo e individualismo) e econômico (abertura de mercados e livre competição).
A globalização acontece da seguinte maneira: O produtor efetua a compra da matéria-prima de qualquer lugar do mundo, onde ela seja barata e de boa qualidade, depois instala a sua fábrica aonde a mão de obra é mais barata. Após a fabricação do produto, o produtor distribui sua mercadoria para qualquer lugar do mundo que ele desejar, ou seja, você pode comprar um produto que foi fabricado do outro lado do mundo, como por exemplo China, mas utilizando a matéria-prima que foi comprada em outro país.
A globalização, por ser um fenômeno espontâneo decorrente da evolução do mercado capitalista não direcionado por uma única entidade ou pessoa, possui várias linhas teóricas que tentam explicar sua origem e seu impacto no mundo atual. Todo esse processo teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países; O movimento global de pessoas, bens e idéias expandiram significativamente nos séculos seguintes. No início do século XIX, o desenvolvimento de novas formas de transporte, como o navio a vapor e ferrovias, e as telecomunicações permitiu um intercâmbio global mais rápido