Desconstruindo Nova York - Sinopse
Um oásis urbano em sua maior e melhor expressão. Lar de milhões de pessoas, Nova York simboliza o verdadeiro espírito dos Estados Unidos. Saiba como a cidade passou de uma humilde colônia holandesa ao local com a primeira ponte suspensa do mundo.
Este documentário produzido pela Discovery Channel traz informações sobre a constituição de uma cidade que se tornou um dos centros financeiros mais importantes do mundo, Nova Iorque. Este documentário mostra, em pouco mais de cinquenta minutos, as transformações na ilha de Manhattan, que vão desde o começo da sua formação geológica que deu origem a ilha de Manhattan que se deu pelo derretimento das geleiras do ultimo período glacial, passando pela colonização dos Estados Unidos que na época chamava a ilha de nova Amsterdã povoada pelos holandeses que logo depois finalmente se chamou Nova York pelos ingleses, o documentário também passa pelos planos de estruturação do local com o plano de grades criando quarteirões retangulares e as primeiras grandes construções, e também pela construção do famoso Centra Park, pela crescente centralização econômica, até chegar ao que atualmente é o nervo da economia mundial.
Após fazer um pequeno roteiro do documentário, enumerando alguns dos momentos e assuntos nele tratados, gostaria de fazer uma reflexão sobre duas construções voltadas totalmente ao uso público: o Central Park e a ponte do Brooklin.
O que me despertou curiosidade a respeito destas duas obras é a quantidade de trabalho humano socialmente empregado na construção de ambas e tecnologia da época que foi usada que hoje para nós é considerada ultrapassada é bem provável que a maior parte daqueles que atravessam diariamente a ponte do Brooklin não saibam a que altos custos as suas colunas de sustentação foram erguidas, ou das péssimas condições de trabalho na escavação do fundo insalubre do mar.