descoberta do atomo
- Bola de Bilhar
Dalton, no séc. XIX, retomou a ideia dos átomos como constituintes básicos da matéria. Para ele os átomos seriam partículas pequenas, indivisíveis e indestrutíveis e neutras. O átomo, na concepção de Dalton, seria semelhante à uma bola de bilhar. Dalton também formulou a sua Teoria Atômica, que é utilizada até hoje no estudo da Química. Essa teoria explicava a lei da conservação de massa (para Dalton, os átomos não podem ser criados e nem destruídos/são permanentes e indivisíveis) e a lei da composição definida (para Dalton, um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa).
As ideias de Dalton poderiam ser usadas para interpretar fatos químicos conhecidos, numa base quantitativa. Os postulados da teoria de Dalton são:
- Toda matéria é feita de átomos. Esses corpos, indivisíveis e indestrutíveis, constituem as partículas finais da química.
- Todos os átomos de um dado elemento são idênticos, não só quanto à massa, mas também quanto às outras propriedades. Átomos de elementos diferentes têm massas diferentes e propriedades diferentes.
- Os compostos se formam pela combinação de duas ou mais espécies diferentes de átomos. Os átomos se combinam na razão de números inteiros pequenos, por exemplo, um átomo de A com um átomo de B, dois átomos de A com um átomo de B.
- Os átomos são as unidades das mudanças químicas Uma reação química envolve apenas combinação, separação e rearranjo