DESCARTES biografia
345 palavras
2 páginas
BiografiaVida e Obra
René DESCARTES, chamado de “pai da filosofia moderna”, é considerado, o maior filósofo francês de todos e um dos mais importantes do pensamento e da cultura ocidental.
Nasceu no dia 31 de março de 1596 em La Hay, Touraine, França. Em 1606, foi enviado ao Colégio Royal de La Flèche, onde ficou até 1615. Nesse colégio jesuíta, recebeu sua educação escolar, marcada pela combinação da escolástica tradicional e do saber emergente.
Em 1618, viaja para a Holanda e se alista como voluntário no exército do príncipe Maurício de Nassau. Em novembro desse ano, conhece Isaac Beeckman, e esse encontro marca profundamente sua carreira. Os dois jovens se encontram por quase dois meses para discutir questões Científicas: sobre física, matemática, medicina e música. No final de 1619 e no início de 1620, estando na Alemanha, ocorrem-lhe duas das ideias chave de seu pensamento: a da interconexão e união de todas as ciências, e da necessidade de um método único para garantir essa unidade. Contase que, na noite do dia 10 ou 11 de novembro de 1619, teria tido três sonhos, cuja significação principal seria exatamente a de que a ele caberia a tarefa de executar tal projeto de unificação do saber. Nos anos seguintes, essa ideia inicial se transformará em um programa de pesquisa.
A partir de 1628 ou 1629, Descartes começa a investigar questões metafísicas e os fundamentos da física. Em busca de tranquilidade, deixa Paris e vai para a Holanda. No final de 1629 e início de 1630, elabora as suas primeiras meditações, mas cujo manuscrito não sobreviveu: elas atestam a ligação da metafísica com a física. Nesse mesmo período, pesquisa problemas de física (ótica e fenômenos luminosos, teoria do movimento, explicação mecânica dos corpos, explicação de fenômenos atmosféricos), bem como começa a estudar anatomia e medicina.
Em 1637, Descartes publica sua primeira obra: o Discurso do método e os três ensaios ilustrativos do método: a Dióptrica, os Meteoros e a