biografia rene descartes
René Descartes
Nascido em 31 de março de 1596, vindo a falecer em Estocolmo, Suécia, a 09 de fevereiro de 1650, aos 54 anos. Considerado um dos maiores célebres pensadores da história humana, chamado inúmeras vezes de o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática contemporânea. Aprendeu a filosofia pelo método escolástico e, apesar de ser católico, soube diferenciar o tipo de ensino antigo e o recente espírito renascentista, baseado nas últimas descobertas e inovações científicas e culturais; agradava - lhe a matemática, por ser uma área exata.
Natural de La Haye (Touraine), localizada a 300 quilômetros da cidade de Paris. Filho de Joachim Descartes, advogado e juiz, possuidor de terras e o título de escudeiro, primeiro grau de nobreza, e Conselheiro no Parlamento de Rennes, na Bretanha. Jeanne Brochard, mãe de Descartes, faleceu quando ele tinha apenas um ano de idade - durante o parto de seu terceiro filho. Sua família era dedicada ao comércio e à medicina.
Estudou em uma das mais importantes escolas da Europa: escola jesuíta de La Flèche. Ali, estudou por durante oito anos. Aos dezesseis anos, ingressou na Universidade de Pointiers, cursando Medicina e Direito. Interessou - se por quase todos os ramos do saber: Medicina, Astronomia, Matemática e Física. Ao viajar para Holanda em 1618, alistou-se no exército de Maurício de Nassau. Para ele o militarismo o complementava a educação. Nesse período fez amizade com o duque filósofo, doutor e físico Isaac Beeckman, e a ele dedicou o "Compendium Musicae", um pequeno tratado sobre música.
René teve profundo interesse em aplicar o conhecimento científico às questões práticas. Teve súbito interesse em pesquisar meios para evitar o embranquecimento dos cabelos e tentou aperfeiçoar as manobras de uma cadeira de rodas para deficientes físicos.
No ano de 1619, ao viajar para Dinamarca, Polônia e Alemanha, local da tradição – em 10 de novembro do mesmo ano – através de um sonho