Descarte de embalagens de agrotóxico
Nosso projeto tem como objetivo a inserção do cidadão, em um mercado de trabalho onde ter uma logística reversa correta é indispensável, e a proteção do meio ambiente é protegida por lei.
Por que dar um destino correto para as embalagens?
O principal motivo para dar destinação final correta para as embalagens vazias de agrotóxicos é diminuir o risco de saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente.
As conseqüências para as pessoas expostas ao produto sem proteção adequada podem ser intoxicações agudas (efeitos imediatos) ou intoxicações crônicas (efeitos em longo prazo). Podem variar de acordo com o tempo de exposição, a sensibilidade de cada pessoa e a proteção utilizada de forma adequada. Lavagem
Como a maioria das embalagens é lavável, é fundamental a prática da lavagem para a devolução e destinação final correta. Para que possam ser encaminhadas para reciclagem, as embalagens precisam ser lavadas corretamente (tríplice lavagem) no momento de uso do produto no campo. São incineradas as embalagens não laváveis (cerca de 5% no total)
Tríplice Lavagem
1. Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
2. Adicionar água limpa à embalagem até 1/4 do seu volume;
3. Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos;
4. Despejar a água da lavagem no tanque do pulverizador.
5. Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo;
6. Armazenar em local apropriado até o momento da devolução
Embalagens laváveis:
São as embalagens rígidas (plásticas, metálicas e de vidro) que acondicionam formulações líquidas de agrotóxicos para serem diluídas em água (de acordo com a norma técnica NBR 13.968).
Tipos de embalagens não-laváveis
Embalagens flexíveis: sacos ou saquinhos plásticos, de papel, metalizados, misto ou de outro material flexível.
As embalagens vazias devem ser devolvidas juntas com suas tampas e rótulos quando o agricultor reunir uma