Descarte correto de Medicamentos
Muitos não sabem, mas os medicamentos possuem substâncias químicas que contaminam o solo, a água, assim colocando em risco o meio ambiente. Estes produtos exigem cuidados especiais, e não devem ser descartados em lixo comum.
Algumas pessoas têm o costume de descartar os medicamentos líquidos como xarope, soluções e gotas na pia, ou vaso sanitário, só que ao fazer isto, a água está sendo contaminada. O solo quando contaminado pode passar estas substâncias aos alimentos plantados naquele solo, ou o lençol freático. Colocando assim em risco não somente a saúde da sua família, mas de todos ao redor.
Fora os medicamentos, pessoas que utilizam seringas e agulhas, geralmente os diabéticos, fazem uso de insulina e lancetas para fazer o teste de glicemia, também, devem separar este material, para que não haja nenhum acidente na coleta do lixo, e não tenha risco de contaminações. Neste caso as agulhas, seringas e lancetas devem ser armazenadas em recipiente resistente, um exemplo, lata de achocolatado.
As embalagens externas, como as caixas de papelão e as bulas podem ser descartadas junto com o lixo comum (lembrando que este material pode ser reciclado, vamos fazer a separação, o meio ambiente agradece). Já os medicamentos devem ser mantidos nas embalagens originais, no caso dos comprimidos dentro dos blísteres, dos xaropes dentro dos frascos originais.
Onde descartar? Simples, algumas farmácias já fazem esta coleta, e encaminham para o descarte correto, ou mesmo no posto de saúde, no caso das seringas e materiais cortantes, estes devem ser entregues no posto de saúde.
Espero que estejam gostando desses artigos, e a partir deste, estarão em todas as matérias meu e-mail, assim se tiverem alguma dúvida, sugestão, ou queiram que eu aborde algum assunto em específico, estou à disposição.