Farmacos
O que fazer com aquelas embalagens de remédios vazios e medicamentos vencidos? Eles podem ter um descarte adequado. O Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma Laboratórios lançara o projeto “Descarte Correto de Medicamentos”. O material pode ser entregue nas drogarias das lojas Pão de Açúcar Real Parque e Jabaquara.
O Departamento de Limpeza Urbana é o responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos armazenados dos medicamentos.
Como descartar medicamentos e embalagens de produtos farmacêuticos:
• Todos os medicamentos devem ser descartados em sua embalagem original, por exemplo: cartela de comprimidos, vidro de xarope, bisnaga com pomadas e cremes etc; tomando o cuidado de deixar as embalagens sempre fechadas. Não é necessário destacar os comprimidos.
• Seringas e agulhas também podem ser descartadas. O ideal é a utilização de um recipiente rígido para armazenagem como, por exemplo, latas de achocolatados, eliminando o risco de acidentes.
• Caixas de medicamentos e bulas (papel) devem ser entregues nas Estações de Reciclagem, uma vez que as mesmas não tiveram contato direto com o medicamento.
Foram escolhidas as bulas de 4 exemplos de fármacos.
1° Platiran: A bula do medicamento não contém nenhuma informação sobre o descarte correto dos resíduos do medicamento.
2° Vimblastina: Sendo um medicamento em que o uso é através de aplicação venosa, as indicações existentes são descartar os medicamentos de forma adequada, de preferência em recipientes que impeçam que o material perfuro cortante cause ferimentos na pessoa que o manusear, a bula do medicamento não indica um lugar adequado para o descarte.
3° Metotrexato: A bula do medicamento não contém nenhuma informação sobre o descarte correto dos resíduos do medicamento.
4° Astro – Azitromicina: Não contém informação específica do descarte, apenas informações sobre a conservação do produto, mas por ser um medicamento contido em