Descarte de medicamentos
O descarte de medicamentos atualmente gera uma grande preocupação devido ao aumento da população, da expectativa de vida do ser humano, do consumo de medicamentos, e da facilidade de aquisição. Esta realidade encontrada ocasiona um aumento dos resíduos de medicamentos nas residências, clínicas médicas e odontológicas, postos de saúde, farmácias, drogarias, casas de saúde, asilos e hospitais, pois os mesmos acabam tendo o seu prazo de validade expirado sem antes mesmo de serem consumidos.
Estes medicamentos quando descartados erroneamente acabam poluindo o solo e a água, pois são substâncias químicas, trazendo vários problemas ao meio ambiente.
O objetivo deste trabalho consiste em mostrar onde ocorre a poluição, e quais reações e consequências os medicamentos podem causar no homem, animais e na natureza. Também foi pesquisado, como o município de Ijuí trata o referido assunto, e onde podemos descartar os medicamentos.
Portando, devemos nos conscientizar, e informar os que não conhecem sobre o verdadeiro perigo do descarte inadequado. 2 DESENVOLVIMENTO
A população normalmente descarta medicamentos em locais inadequados, como pias, vasos sanitários, lixo doméstico, estes medicamentos vão parar no solo, rios e lençol freático (conforme figura 1), contaminando assim o meio ambiente.
Também há muitos medicamentos que causam impacto ambiental mesmo quando utilizados, vários medicamento não são absorvidos por completo pelo homem e são excretados pelas fezes e urina do usuário, mesmo que em pequena quantidade, persiste e contamina o ambiente.
Vejamos alguns dos problemas que isto causa no meio ambiente, reações na natureza, contaminação de seres vivos e qual o local adequado para o descarte no municipio.
Figura 1 – Cadeia não-ecológica de medicamentos descartados. (Fonte: http://www.descarteconsciente.com.br/)
2.1 – Reações dos medicamento no meio ambiente e influências nos seres vivos.
Os medicamentos são considerados