desbralização
571 palavras
3 páginas
DESBRAILIZAÇÃOO indivíduo com alguma deficiência visual assim como qualquer outro tem direito de ler e escrever, isso só é possível com o sistema Braille. Este sistema é de extrema importância para essas pessoas já que elas aprendem ao toque sem precisar da visão.
O Braille é uma revolução que veio para ajudar os deficientes visuais, de nada adianta a tecnologia se a pessoa não possui o conhecimento básico como saber ler, da mesma maneira para os que não apresentam nenhuma deficiência.
A tecnologia tem seus prós e contras, facilita muito, cada dia deixamos de fazer algo que já era simples para ainda mais simples, como pagar contas, fazer compras, estudar e etc. Cada vez mais ela domina nossa vida e quando percebemos já estamos dependentes. Da mesma maneira ocorre com o Sistema Braille, que é um método de comunicação utilizado pelos deficientes visuais para inseri-los no mundo da leitura e da escrita. Novos métodos surgiram para facilitar, que é ótimo, mas com o uso exagerado destas tecnologias, o Braille está entrando em desuso. Alguns exemplos de tecnologias como displays Brailes, livros falados, leitores de tela, livros digitais, aparelhos de viva voz são facilitadores, mas limitam o aprendizado do Braille, causando a estagnação do desenvolvimento.
Por mais que a tecnologia esteja presente em tudo, o Sistema Braille é necessário, assim como o Português para nós não deficientes. Como o cego pode estudar sem o Braille? O indivíduo cego não pode ter uma profissão, ou ler uma lista, entrar em um banheiro, pois muitas identificações são feitas nesse Sistema.
Isso prova que o Braille faz parte do mundo e que todas as pessoas com deficiência visual devem ter esse conhecimento, isso traz autonomia e independência para ir a restaurantes, lojas, parques, escola e em outros lugares.
O Braille é uma das formas que o deficiente visual enxerga o mundo, então porque não adaptar tudo, adaptar as coisas no mercado em português e em Braille, achamos que ainda