desbaste, desrama e controle de formiga cortadeira
Desbaste é a remoção de certas arvores de um povoamento para regular o numero, a quantidade e distribuição das arvores remanescentes. Esse processo se da inicio logo após o fechamento das copas.
É mais indicado para a produção de arvores de grande porte.
Cada arvore possui um espaço vital, no qual é possível alcançar a capacidade perfeita pra ela absorver luz, umidade e nutrientes. À medida que as arvores crescem suas copas e raízes necessitam progressivamente de maior espaço para a continuidade do crescimento em diâmetro, não tendo para onde crescer ocorre à disputa por espaço entre as arvores, onde as maiores suprimem arvores menores impedindo que desenvolvam. É então que se utiliza o desbaste.
Objetivos: redistribuir o potencial de crescimento do povoamento para as remanescentes e utilizas todo material negociável produzido durante todo o desenvolvimento.
Tipos de desbaste
Desbaste seletivo: é aquele em que as arvores dominantes são colhidas, a fim de estimular o crescimento das arvores inferiores.
Desbaste por cima: são removidas as arvores das classes de copa mediana e superior, com a finalidade de favorecer o desenvolvimento de muitas arvores promissoras.
Desbaste por baixo: as arvores colhidas pertencem às classes de copa inferiores, visando favorecer as arvores da classe superior. As arvores baixas a serem colhidas costumam seguir certos critérios dependendo do destino da produção, as arvores removidas são sempre as dominadas e defeituosas.
Desbaste sistemático: as arvores são colhidas com pouca ou nenhuma referencia quanto a sua posição relativa no dorsal do povoamento. São aplicadas em povoamentos altamente uniformes, onde as arvores ainda não se diferenciam em relação à altura das copas. É costumeiro retirar normalmente determinadas linhas do povoamento.
Desbaste livre ou misto: é normalmente uma combinação de outros métodos.
Idade do corte
É o tempo necessário para que uma floresta ou parte dessas cresça e produza ótima