Desastre de Chernobil
Professor: Cleyberson.
Aluno: ALEXANDRE DE SOUZA LOPES.
3°STBN
O DESASTRE DE CHERNOBYL
No ano de 1986, na Ucránia , no dia 26 de abril, aconteceu o maior e mais catastrófico acidente nuclear da história mundial. Na noite de 26 de abril por volta de 01:00 da madrugada, quando a cidade estava praticamente toda em repouso, técnicos da usina receberam ordens de realizar testes no intuito de reduzir o consumo de energia, porém ocorreram uma série de explosões e a tampa do reator foi danificada, fazendo com que gases e poeiras radioativas se espalhassem, liberando uránio e grafite por toda a atmosfera.
Grande parte da culpa deste acontecimento foi o desligamento dos itens de segurança, permitindo assim que o experimento fosse realizado. Para evitar que houvesse interrupção de energia no reator, reduziram a capacidade de energia do reator em 25%, o que motivou o acidente. A queda de energia foi maior do que a planejada, fazendo com que a equipe agisse rapidamente para reverter a situação. Porém, uma grande onda energética foi criada e o reator emergencial não funcionou para impedir a mesma.
Estudiosos atribuíram esta grande tragédia a falha humana, outros a falha ocorrida no reator, entretanto outros concluíram que tudo isso aconteceu por limitação dos reatores com o agravante de operação erronia do ser-humano.
Inicialmente as autoridades não divulgaram informações sobre o ocorrido, por não fazer idéia do tamanho desastre e para não causar pânico na população. Entretando com o inicio dos efeitos colaterais, também após medições da concentração de radiação presente na atmosfera, as autoridades resolveram evacuar a cidade a caráter emergencial, dispuseram de uma frota de 1000 ônibus e disseram pra população pegar apenas alguns pertences e aguardaram na porta de suas casas, pois os mesmos passariam para pegá-los para efetivar a evacuação de todo entorno.
Com intuito de conter o incêndio que ainda acontecia