Desaposentacao Trabalho De Conclusao Disc Eletiva
2624 palavras
11 páginas
Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Ciências Sociais
Faculdade de Direito
Departamento de Direito do Estado
DESAPOSENTAÇÃO
Aluno: João Renato Sardinha Antunes
2008.1.01.829-11
Professor: Fábio Zambitte Ibraim
Tópicos de Direito Constitucional: Direitos Sociais – Direito da
Seguridade Social (DIR02 – 10634)
1
I. INTRODUÇÃO
A
questão
da
reversão
da
aposentadoria,
também
conhecida
como
desaposentadoria ou desaposentação, tem sido assunto recorrente no direito previdenciário nos últimos anos. O crescente apelo pela regulamentação deste instituto previdenciário decorre da necessidade cada vez maior da manutenção da atividade laboral remunerada após a aposentadoria, em virtude da brusca redução de rendimentos após a jubilação.
Esta demanda ocorre, principalmente, em atendimento aos anseios de segurados que precocemente optaram pela aposentadoria e mantiveram-se no mercado de trabalho, regidos pelo Regime Geral de Previdência Social, ou que após esta ingressaram no
Regime Próprio de Previdência Social.
É unânime e legítima a pretensão autoral no sentido de buscar uma melhor qualidade de vida, conseguida através de um benefício previdenciário maior. Contudo, algumas teses tem sido propostas a favor e contra, a renúncia proposta. De fato, o tema é complexo, pois envolve princípios constitucionais, direitos fundamentais e interesse público coletivo.
Hoje a renúncia à aposentadoria não é uma questão unânime, tendo sido admitida por alguns tribunais e negada por outros, assim como há controvérsia em relação ao cabimento, ou não, da devolução dos valores recebidos a título de aposentadoria pelo autor da demanda, nos casos em que é concedida a desaposentação.
II. RELEVÂNCIA
Estima-se atualmente que cerca de 500 mil aposentados estejam inseridos no mercado de trabalho, compondo uma demanda latente para o tema em discussão. Já encontram-se em curso cerca de 75 mil ações em que os seus autores pleiteiam a renúncia à aposentadoria. Não se pode