Desafios e possibilidades para a realizaçao de pesquisa em conjunto com o trabalho docente
DISCIPLINA: PIPE 2
Docente: Maria Simone
2° Período de Pedagogia noturno
Discente–Luene Helena Vilela
Desafios e possibilidades para a realização de pesquisa em conjunto com o trabalho docente
A Pesquisa científica é um desafio a ser vencido, considerando-se as perspectivas acerca do conceito do que seja pesquisa. De acordo com André, 2001 alguns professores insatisfeitos com os resultados e apontamentos de muitas pesquisas, acham que elas deveriam anunciar soluções práticas para os problemas e mazelas das instituições escolares, mas, na verdade o papel da pesquisa não é necessariamente apenas esse, ao contrário, a pesquisa tem um papel investigativo e reflexivo, tendo como objetivo aproximar-se da realidade escolar, discutir as metodologias e os resultados e, em alguns casos propor soluções aos problemas encontrados.
Para a formação do docente é necessário a pesquisa, para uma melhor formação acadêmica. Na concepção de André, 2001 a pesquisa tem papel didático, para os autores Geraldi, Fiorentini e Pereira,1998 ela é um instrumento coletivo de reflexão sobre a prática, e ainda para Elliott, 1996 ela é a investigação-ação essencial que é útil para melhorar a prática. Todos esses autores mencionados valorizam articulação teoria/prática na formação docente. Neste sentido, é preciso conceituar o que é pesquisa.
De acordo com André,2001 afirma que ensino não é o mesmo que pesquisa. Para a autora, a pesquisa se dá na observação, que deve acontecer de forma analítica, o pesquisador formula hipóteses, seleciona instrumentos e dados para então conseguir elucidar problemas. Deste modo, a pesquisa se serve de procedimentos rigorosos e sistemáticos para realizar a produção de conhecimento. Como consequência deste posicionamento, o pesquisador forma uma atitude vigilante e indagativa, o que possibilita a tomada de decisões nas situações de ensino, que é permeado por incertezas e desafios