DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE DA IMFORMAÇÃO

1105 palavras 5 páginas
O fenômeno da tecnologia e informatização é um processo marcado por constantes transformações e trata-se de um processo irreversível, onde o sistema capitalista de produção tem ditado as regras do mercado para a sociedade, nesse sentido vivemos um dilema da adaptabilidade, ou seja, se a sociedade e os indivíduos não se adaptarem a essas mudanças correm o risco de serem excluídas deste processo.

A tecnologia também possui seu revés que é o isolamento social que ela proporciona do mundo real e das relações humanas, também pela falta de nortes e valores que orientam a vida das pessoas. Vale destacar que a idéia de isolamento não significa a perda de amizades, pois estas se reforçam e aumentam com a tecnologia, o que muda na verdade é a relação de sociabilidade, a substituição da interação face a face até mesmo porque os que fazem utilização da internet são os mais sociáveis.

Por um lado, as tecnologias da comunicação levam a educação a uma nova dimensão, a de organizar de forma racional e coerente as informações dentro de uma área do conhecimento e disseminá-la para a sociedade de forma democrática. Por outro lado, a sociedade em rede tem produzido impactos nefastos na sociedade como o desemprego, exclusão social e aumento da concentração de renda nas mãos de uma minoria rica.

Será a tecnologia um mal necessário? Como conciliar educação e tecnologia? Quais as possibilidades e desafios desta nova sociedade em rede? Estamos vivendo uma delicada fase histórica, deum lado a inclusão digital e todos os atrativos do mundo tecnológico e do outro lado a exclusão social que é um fator que tem contribuído para acentuar ainda mais as desigualdades tecnológicas e o acesso ao conhecimento agravando ainda mais a exclusão digital. A exclusão social tem contribuído para que cada vez menos a sociedade possa participar dos benefícios das novas tecnologias da informação.

Em meio a tantas mudanças e dilemas, pode-se inferir a seguinte

Relacionados