Desafios familiares são maiores que os próprios negócios
Desafios familiares são maiores que os próprios negócios
John Ward, uma das maiores autoridades em gestão de empresas familiares explica durante evento da HSM quais são os desafios destes negócios. Leia mais!
São os valores as maiores vantagens competitivas das empresas familiares. Esta é uma das principais conclusões dos estudos de John Ward, considerado uma das maiores autoridades mundiais em gestão de empresas familiares no mundo. Há anos trabalhado com as mais importantes famílias empresárias, John compartilhou com os participantes do Special Management Program HSM Family Business, realizado nos dias 11 e 12 de maio, seus conceitos baseados em anos de estudo sobre os negócios familiares.
Ward deu início a sua palestra ‘Gestão da empresa familiar no século 21’ enfatizando o quanto os estudos sobre as empresas familiares aumentaram nos últimos 20 anos. “Quando comecei a estudar este mercado, não havia sequer livros ou artigos publicados sobre o tema. Quando questionava meus colegas acadêmicos, ouvia deles que os negócios familiares duravam no máximo três gerações indo de uma linha da riqueza para o declínio da pobreza. Foi então que senti um forte instinto em descobrir qual era de fato a estratégia diferenciada para o negócio familiar”, afirma.
De acordo com as pesquisas, somente 20% das empresas sobrevivem 20 anos no mercado e vão apenas até a terceira geração. E porque isso acontece? Segundo John, existem seis fatores determinantes que determinam os desafios e o desempenho da Empresa Familiar:
1 – Nepotismo
É muito difícil pensar que a pessoa mais capaz de liderar seja alguém de fora, e não o próprio filho.
2 – Abrir mão
Normalmente a primeira geração não consegue abrir mão do controle e a segunda não tem espaço para se expressar. Abrir mão do controle significa para o fundador abrir mão de sua própria identidade. Isto dificulta o processo de sucessão.
3 – Rivalidade entre irmãos
Caso esta barreira seja vencida e irmãos consigam trabalhar em