empreededorismo
envolve não apenas saber criar seu próprio empreendimento, mas também saber gerir seu negócio para mantê-lo e sustentá-lo ao longo do tempo, para tal deve saber planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades relacionadas direta ou indiretamente ao seu negócio.
envolve, paixão, emoção, impulso, risco, inovação e intuição, porém, com racionalidade, balanceando os aspectos racionais e emocionais do negócio, fixando metas e objetivo e buscar meios adequados para chegar lá da melhor maneira possível.
as pessoas apresentam diferenças individuais no que diz respeito à necessidade de realização, umas se contentam com seu status atual outros gostam de competir por um certo padrão de excelência, preferindo ser pessoalmente responsável por tarefas e objetivos atribuídos por si próprias.
o empreendedor assume vários desafios para iniciar seu próprio negócio; financeiros, familiares e psicológicos uma vez que tem arriscar seu emprego e com isso pode envolver seus familiares no negócio e ainda a incerteza se seu vai ou não “vingar”.
A Inovação é a sua principal característica. Crê que o empreendedor é uma pessoa que “cria” algo e não que simplesmente o “possui”. Descoberta, inovação e criatividade são temas deste trabalho a qual Joseph Schumpeter se dedicou.
Mostra que o empreendedor é um líder que mobiliza as pessoas em torno de objetivos e propósitos e parte do pressuposto que nenhum empreendedor obtém resultados sozinho, sendo imprescindível saber montar sua equipe, motivá-la e desenvolvê-la para construir as coisas em conjunto.
Sugere que o empreendedor é uma pessoa que organiza e administra um negócio, assumindo riscos de prejuízos e lucros inerentes a ele planejando, organizando, dirigindo e controlando o