Desafios da gestao em uma empresa familiar
Para que uma empresa familiar consiga atingir seus objetivos e lucrar com seus produtos , antes de qualquer coisa e necessário que alguns passos sejam seguidos.
Pode-se começar definindo os critérios de relacionamento da empresa com a família. E necessário que todos saibam quem trabalha na empresa e quem não trabalha, devendo também estabelecer regras, limites e consequentemente saber separar os problemas do ambiente empresarial do ambiente familiar, pois muitas vezes não percebemos a importância dessa separação porem a longo prazo pode ser uma falha significativa para a empresa.
Deve-se também estabelecer regras para a remuneração de cada um, determinar o valor da retirada tanto dos executivos quanto dos membros da família para que o caixa da empresa se mantenha saudável.
Vale ressaltar que para a boa gerencia de uma empresa e necessário criar critérios claros.
Saber explorar os valores da marca da empresa e uma grande qualidade, porem e importante tomar os devidos cuidados para que esses valores não sejam engessados limitando assim a valorização e o posicionamento do mercado.
Todos os detalhes relacionados a empresa devem ser definidos pelo sócios em contrato.
Um dos fatores que também e de grande importância para a saúde da empresa a longo prazo e determinar quem entrara futuramente na empresa, no caso de herdeiros, e qual o treinamento que eles devem receber para que isso aconteca .E um assunto que tem que ser trato com cuidado e levado em consideração, pois nem sempre os filhos tem os mesmos interesses e visão que os pais em relação a empresa.
As empresas familiares ocupam uma posição de destaque no âmbito dos negócios e em virtude da sua contribuição para a economia brasileira.
Muitas das grandes empresas do Pais são ou já foram familiares em sua essência, e esse numero poderia ser ainda maior se ao fossem as complexidades enfrentadas por essas organizações durante as suas gerações.
Conclui-se portanto que as