desafios da adm publica no sec xxi
FACULDADES FACEL
Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública – Facel
Data de início: 25/10/2013.
Disciplina: Planejamento e Gestão Estratégica no Setor Público.
INTRODUÇÃO
O Brasil passa por mudanças no que se refere à administração Pública, e em passos largos procura-se acabar com que pode ser chamado de câncer no poder público: -- A Corrupção, que infla as despesas e investimentos, através do superfaturamento. Nota-se muitos escândalos ocorridos nos últimos anos, porém, segundo Ribeiro ( 2010, p. 31) que menciona “a ideia de que a corrupção não aumentou; ela só está sendo mais percebida”, o que nos remete a acreditar que a sociedade está mais atenta aos fatos da administração Pública Brasileira.
Esse fenômeno se deve ao aumento do poder aquisitivo das Classes: C,D & E, e consequentemente ao acesso à internet, onde hoje é possível acessar os portais da Transparência dos Municípios , Estados e Governo Federal.
Este principal desafio, chamado corrupção, para os administradores públicos é algo tão sorrateiro, que a sociedade sempre que ouve falar de obras públicas, intrinsicamente associa a superfaturamento, aditivos contratuais superiores a 50% ao valor estimado Global inicial.
Em suma, falar de desafio para a administração pública, é falar em corrupção, que permeia, desde os primórdios, a administração do Brasil.
DESENVOLVIMENTO
É fato notório que as classes C,D & E, estão vivendo um momento de alargamento no seu poder aquisitivo, fruto do desenvolvimento econômico, o que as tornou mais atuante como cidadãos, como fiscalizadores através da nossa maior ferramenta de propagação de informações: A Internet. ( achar a fonte )
Estas classes, de modo sorrateiro, e voluptuoso tornaram-se classes incluídas digitalmente, o que explica os protestos em massa realizados no ano de 2013.
Na mesma velocidade, em que, tornaram-se incluídos, perceberam as mazelas que a corrupção