desafio
Tema 04
Construtivismo e Epistemologia Genética
Construtivismo e Epistemologia Genética
Autoria: Nancy Capretz Batista da Silva
Como citar esse documento:
SILVA, Nancy Capretz Batista da. Psicologia da Educação: Construtivismo e Epistemologia Genética. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014.
Índice
CONVITEÀLEITURA
Pág. 3
ACOMPANHENAWEB
PORDENTRODOTEMA
Pág. 3
Pág. 9
Pág. 10
Pág. 12
Pág. 12
Pág. 13
Pág. 14
CONVITEÀLEITURA
Construtivismo é um tema presente nas escolas e a Epistemologia Genética contribui muito para o entendimento da gênese do conhecimento. Tendo criado a Epistemologia Genética e dado origem ao que conhecemos como Construtivismo,
Jean Piaget está entre os teóricos mais comentados na Educação. Este texto apresenta a você as análises de Piaget para a compreensão do sujeito do conhecimento e também rompe com alguns mitos comumente interpretados como legado de suas investigações.
PORDENTRODOTEMA
C
Construtivismo e E i t t ti i
Epistemologia Genética l i G éti
Jean Piaget construiu uma nova ciência e a chamou de Epistemologia Genética. Por meio dela, mostrou que sujeito e objeto (meio físico e social) se constroem mutuamente, na interação. Opostamente às teorias anteriores, as quais tinham um universo de conhecimento dado na bagagem hereditária (inatismo) ou no meio (empirismo), Piaget propõe um conhecimento-construção (BECKER, 1994).
O interesse de Piaget era fundamentalmente de natureza epistemológica: investigar a gênese das noções e os processos de construção dos conhecimentos lógico-matemáticos, descrevendo os vários níveis dessa construção. Seu propósito era, portanto, teórico e voltado à descrição e explicação pertinentes ao sujeito epistêmico, o sujeito universal (CHAKUR, 2005, p. 292).
Assim, podemos entender Construtivismo, no seu sentido dentro da Epistemologia Genética piagetiana, como uma teoria sobre a gênese e o