Desafio
A administração de recursos humanos é a função de planejar, coordenar e controlar a obtenção de obras necessária para a organização.
Mas hoje a área de recursos humanos está sofrendo um redirecionamento: as organizações devem ajudar as pessoas a desenvolver suas habilidades e autoconfiança necessárias para um ambiente em mutação.
Administrar pessoas em uma organização não é responsabilidade única da função de recursos humanos; depende também de todosos indivíduos que estão envolvidos com os processos administrativos e produtivos. Existe uma inter-relação com todas as áreas da empresa.
Observa-se que existe um grande esforço no sentido de mudar do antigo modelo burocrático para um modelo de gestão gerencial que em muitos casos grandes avanços aconteceram, como por exemplo, a introdução de novas técnicas orçamentárias, descentralização administrativa de alguns setores, redução de hierarquias, implementação de instrumentos de avaliação de desempenho organizacional.
Existem algumas premissas básicas para um bom ambiente de trabalho que devem ser fomentadas pela gestão de pessoas e desenvolvidas por todos na instituição: Admitir uma filosofia social de inspiração humanística – “o ser humano é o sujeito, fundamento e fim da vida social”; Reconhecer o potencial humano como o recurso estratégico mais importante para o desenvolvimento e sucesso institucional; Envolver e comprometer todos os servidores no trabalho de melhoria do serviço público, com ênfase na participação dos mesmos no processo de gestão; Reconhecer que é necessário capacitar e profissionalizar o servidor para que desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da instituição; Manter todos os esforços para criar e manter uma cultura organizacional que conduza a excelência do desempenho a ao crescimento individual e institucional; Reconhecer os elementos da sociedade: os cidadãos, considerados