Desafio a humilhação social e seus diversos fenômenos
O presente trabalho tem por objetivo de proporcionar ao leitor conhecimentos ligados à questão da humilhação social e outros fenômenos relacionados diretamente ao tema. No decorrer do estudo o leitor poderá verificar que a desigualdade social é, em regra, a responsável pelas humilhações às quais os indivíduos, sobretudo os integrantes das camadas mais pobres da sociedade são constantemente expostos. Assim, problemas políticos e psicológicos como a desigualdade e invisibilidade social serão recorrentes durante o desenvolvimento deste trabalho.
Traçando um paralelo sobre os métodos de investigação do marxismo e psicanálise, veremos como ambos devem ser utilizados, na tentativa de se chagar a respostas plausíveis para a questão da humilhação social, não devendo ser tais métodos serem tomados individualmente, com a consequente exclusão do outro, sob pena de prejuízos para a atividade investigativa.
Vimos que a Psicologia Social, como ciência social, não deve estudar o homem em separado, antes sob o contexto da coletividade.
O trabalho lida diretamente com as experiências vivenciadas pelos próprios autores, bem como, da adoção, por parte destes, de trabalhos experiências de outros personagens, a fim de reforçar suas ideias sobre questões tão complexas.
O trabalho é fechado com o resultado de uma entrevista realizada junto a um agente penitenciário, vez que este profissional, não raras vezes tem o reconhecimento reduzido em virtude da natureza das atividades desempenhadas pelo mesmo, sofrendo discriminação dos que estão dentro e fora dos muros dos presídios e centros de detenção brasileiros.
Esperamos que as informações aqui disponibilizadas e discutidas sejam fonte de conhecimentos e auxílio no desempenho dos futuros profissionais do Serviço Social.
Humilhação Social – um problema político em Psicologia
A obra de José Moura Gonçalves Filho, de cunho visivelmente social, resulta de pesquisa realizada com a participação de alguns personagens